-
Arquitetos: BPM Architectes
- Área: 1050 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Stanislas Ledoux
-
Fabricantes: Deltalight, Junckers, Tom Dixon, elZinc
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre carvalhos e pinheiros, na cidade de Pian Médoc, o estabelecimento do Centro Cultural permitiu preservar ao máximo as árvores existentes e a aparência arborizada do local.
O edifício consiste em três unidades independentes em um únido edifício que abriga um espaço musical, um espaço de dança e uma midiateca. Estes três elementos são articulados em torno de um espaço que serve a todos os elementos do programa. A localização excepcional do Centro Cultural orientou a organização do projeto e suas orientações. Os espaços são abertos para o exterior a fim de gerar permeabilidade e tirar proveito da luz natural.
O espaço central, dedicado à recepção e às passagens, abre-se amplamente sobre o meio ambiente. Um pátio coberto conecta todas as unidades. Como um pátio de entrada, este elemento desempenha o papel de um espaço de atividade plena na extensão das salas.
A fim de reforçar as características do local, o edifício é claro e desobstruído, unificado por um grande telhado de concreto suspenso que cobre o conjunto. As fachadas são revestidas com zinco dourado com emendas metálicas. Colunas esbeltas da mesma cor sustentam os pátios e lembram o ritmo vertical dos pinheiros ao redor.
Através de sua volumetria e sua identidade dinâmica, o novo Centro Cultural naturalmente assume seu lugar no coração do ambiente arborizado, permitindo que o exterior e o interior dialoguem e se unam.